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Aula de Pilates

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Procura saber como funciona uma Aula de Pilates e quais seus benefícios? Assista o vídeo a seguir e leia o artigo para conhecer mais.

O Pilates é um tipo de exercício físico muito utilizado no Brasil e no mundo. Só no Brasil existem cerca de 35 mil estúdios de aula de pilates em crescimento. Teve sua introdução no país no começo da década de 2000.

Apesar de não ser algo tão recente, a prática é considerada relativamente nova e por isso o Pilates ainda é novidade para muitos brasileiros. No entanto, a prática cresce em uma velocidade impressionante, o que faz o nicho de aula de pilates no mercado se tornar muito competitivo para os empresários.

Fonte: (Aula de pilates solo)

Muitos profissionais ainda tem dúvidas sobre como aplicar a técnica nos exercícios de seus alunos. Mas se formos levar em consideração as declarações dos adeptos à prática, o Pilates tem mais benefícios do que os profissionais imaginam. A técnica criada por Joseph Pilates surpreende por não ter um impacto muito alto como as outras atividades físicas conhecidas.

São mais de 500 tipos de exercícios que podem ser praticados em diversas intensidades, além de respeitar as capacidades individuais de cada pessoa. Os movimentos são pensados com precisão e um rigor técnico altíssimo e por isso este tipo de exercício ganha muitos adeptos.

A história do pilates

A história do Pilates está diretamente ligada a Joseph Hubertus Pilates, criador da prática. O método ganhou o nome de Pilates por conta de seu criador. Joseph nasceu na Alemanha em uma pequena cidade chamada Monchengladbach, em 9 de dezembro de 1883.

Seu pai foi um ginasta premiado e sua mãe trabalhava com pessoas que preferiam usar remédios naturais como ervas e outros alimentos em vez de se submeterem a cirurgias e drogas sintéticas, os naturopatas. Podemos dizer que Pilates já cresceu tendo consciência da necessidade de boa alimentação e da prática de exercícios físicos.

Na infância, Joseph Pilates foi uma criança muito doente, sofria de asma, raquitismo e tinha febre reumática, por isso dedicou sua vida à melhorar sua força física e, consequentemente, sua saúde.

Autodidata, aprofundou seus estudos em anatomia, física, biologia, fisiologia e na medicina tradicional chinesa. A partir daí concentrou sua força e tempo à prática de exercícios físicos, sempre com o objetivo de manter um corpo forte e saudável.

Aos 32 anos, Joseph foi morar na Inglaterra onde trabalhou como boxeador profissional, esporte ilegal , porém muito famoso e difundido no século XX. Ensinou técnicas de autodefesa aos detetives da Scotland Yard (Serviço Metropolitano de Polícia).

O início do método

Dois anos depois, ainda na Inglaterra, a Primeira Guerra Mundial teve início e, por ser Alemão, Joseph foi considerado inimigo dos Ingleses e enviado para um campo de concentração na Ilha de Man. Foi aí que Joseph Pilates começou a desenvolver o Método Pilates.

Como as condições de saúde no campo de concentração eram extremamente precárias, Joseph pedia para que todos os companheiros presos participassem da rotina diária de exercícios que ele próprio inventou para manter a mente o corpo ocupados. Contudo, alguns detentos feridos estavam enfraquecidos e sequer podiam se levantar para a prática dos exercícios.

Insatisfeito com a impossibilidade de alguns prisioneiros de fazer os exercícios, Joseph inventou um equipamento que utiliza molas presas na cabeceira e nos pés das camas de ferro para que seus companheiros pudessem se exercitar, mesmo deitados.

Fonte: (Revista Pilates)

Alguns aparelhos utilizados na Aula de Pilates, como o Cadillac e o Reformer foram criados a partir desta idéia de Joseph.

Dizem que Joseph e os outros prisioneiros sobreviveram a pandemia da Gripe espanhola em 1918, devido a boa forma física.

Enquanto esteve preso, Joseph Pilates pode desenvolver intensamente seu conceito de um sistema integrado de exercícios físicos, o próprio Joseph denominou o conceito de "Contrologia", porque os exercícios se baseavam no controle da mente sobre os músculos.

Todos os exercícios são focados nos músculos internos do corpo. Por isso os benefícios deste tipo de prática são rapidamente notados pelos adeptos.

Após a Guerra Pilates colaborou com especialistas em dança e exercícios físicos na Alemanha. Em Hamburgo voltou a lutar boxe, prática ilegal e, por aparecer muito na mídia, foi convidado a treinar os policiais de Berlin.

Posteriormente foi obrigado a treinar membros do exército alemão e, como já estava descontente com a situação política e social do país, Pilates migra para os Estados Unidos em 1926.

Em 1929 Joseph e sua terceira esposa, Anna Clara Zuener, fundaram um Studio em Nova York, o The Pilates Studio NYCP. Joseph vinha observando que a agitação da cidade desequilibrava a mente e o corpo das pessoas e que isso poderia lhes causar algum problema futuramente.

"Devemos escolher com sabedoria o nosso padrão de vida na era moderna, que inclui constantes lutas selvagens, como empurrões, aglomerações e pressa para tudo. Esse ritmo acelerado é claramente refletido em nossas funções diárias, como a maneira de se posicionar, ficar em pé, andar, sentar, comer e até mesmo falar, que resulta em uma situação crônica no limite da manhã à noite. Muitas vezes acabamos nos privando de nosso sono tão necessário. - Joseph Pilates"

O trabalho de Joseph Pilates e de sua mulher Clara era reconhecido na "high society" como um trabalho eficiente, que promovia saúde e bem estar nas atividades do dia a dia. A prática do pilates foi pensada para todo tipo de pessoa, idade e tamanhos, pois concentra exercícios que qualquer pessoa pode executar, até os mais debilitados.

Boa forma com Pilates

Assim como os exercícios físicos comuns executados nas academias mundo afora, a Aula de Pilates busca boa forma de quem o pratica com frequência. Joseph Pilates sempre teve um físico invejado, não apenas por suas atividades como boxeador, mas principalmente por seus exercícios intensos no método criado por ele. Algumas fotografias mostram que Pilates esteve em excelente forma física atém quando já tinha seus 80 anos.

Aos 83 anos, joseph teve uma crise respiratória, devido ao vício em cigarro e charutos desde que tinha 14 anos, o excesso do fumo causou sua morte, segundo seus seguidores mais próximos, os Elders. Estes seguidores ficaram responsáveis por difundir a prática ensinada por Joseph e, por causa deles, você conhece essa prática hoje em dia.

Benefícios da Aula de Pilates

O Pilates não é apenas um exercício para manter a boa forma física, sua mente e, consequentemente, seus órgãos e músculos internos se tornam melhores e mais fortes, de acordo com a ideologia da prática.

O Pilates promove a consciência da respiração, controle do ritmo de respiração e a melhora ou até mesmo a correção definitiva da postura de uma pessoa. Não é à toa que o Pilates é conhecido como um método completo. O método trabalha com 6 princípios básicos que levam o aluno aos benefícios completos que são:

  1. Concentrção;
  2. Respiração;
  3. Centralização;
  4. Precisão;
  5. Controle;
  6. Fluidez.

Diante disso podemos compreender que os benefícios do Pilates são inúmeros e que tanto o corpo quanto a mente são constantemente exercitados para manter sempre o melhor resultado. Algumas pessoas relatam que os benefícios que a prática do Pilates trouxe foi a melhor qualidade de memória, concentração e equilíbrio emocional. A seguir você encontra alguns dos inúmeros benefícios ao corpo que o Pilates oferece:

  • Corrige a postura;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Ajuda a prevenir a osteoporose;
  • Melhora a respiração;
  • Aumenta a resistência física e mental;
  • Tonifica a musculatura;
  • Aumenta a concentração;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Promove pouco atrito nas articulações;
  • Alivia dores musculares;
  • Promove relaxamento
  • Eleva a autoestima;
  • Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática;
  • Ajuda a controlar o peso;
  • Melhora a postura;
  • Fortalece os músculos do abdômen.

Por ser tão benéfico ao corpo, que o Pilates pode ser uma das vertentes no tratamento de doenças crônicas, corrige a postura e em alguns casos chega auxilia no tratamento de desvios, ajuda a tratar a osteoporose em mulheres com mais idade, previne inúmeras lesões devido ao fortalecimento muscular, aumenta o condicionamento físico e ajuda a perder peso.

Fonte: (Postura RPG)

A maioria dos exercícios não utiliza pesos, já que todo esforço vem da carga que existe no seu corpo. De acordo com o objetivo de cada aluno o instrutor pode utilizar pesos e outros objetos para potencializar o exercício. Com o desenvolvimento da Aula de Pilates o aluno desenvolve uma consciência corporal maior.

Por trabalhar muito a respiração, dando 3 direções diferentes para sua caixa torácica - expandindo para os lados, para frente e para trás, para cima e para baixo, o Pilates oferece o fortalecimento do sistema respiratório e da circulação.

Adicione isto ao fato de o corpo não sofrer desgaste com a prática de exercícios e você terá um método amplo e democrático para o seu bem estar.

Quando voltamos os benefícios do Pilates para a mente do aluno fica clara a intenção inicial de Joseph que era manter a mente das pessoas fortalecida. Muitas patologias têm início na mente de uma pessoa, sedentarismo, tristeza, solidão entre outros sentimentos que podem ajudar a fazer alguém totalmente saudável, padecer.

Como já foi dito antes, o Pilates auxilia no controle físico e corporal de pessoas de todas as idades porque respeita os limites de cada corpo individualmente. Pode ser praticado por homens, mulheres, idosos, gestantes e crianças com algum problema de lesão muscular ou óssea.

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo. - Joseph Pilates”

Aula de Pilates para idosos

Ultimamente os fisioterapeutas têm recomendado que idosos fazem Aula de Pilates para ajudar no fortalecimento dos músculos.

É normal que com a idade mais avançadas as pessoas percam massa muscular e óssea, assim como aumento de gordura corporal - devido a falta de exercícios -, problemas cardíacos, respiratórios e, em alguns casos, incontinência urinária.

Nesta idade as quedas também são frequentes em pessoas que passaram dos 60 anos e não são raros os casos de depressão na terceira idade. Soa estranho, mas o Pilates pode resolver todos estes problemas de uma só vez.

O Pilates fortalece o tônus muscular, além de oferecer maior bem estar mental dos idosos. Um dois maiores benefícios do Pilates para idosos é o equilíbrio do corpo com a interação entre os três sistemas perceptivos: o vestibular, proprioceptivo e o visual.

Por todos estes benefícios, os médicos indicam a prática do Pilates por idosos. Além do fortalecimento muscular, a mente experiente dos idosos tende a ser exercitada.

Antes de fazer qualquer tipo de atividade física é muito importante ter uma avaliação física feita por um médico especialista. Isso garante que seu treino seja ainda mais destinado às suas necessidades físicas.

Aula de Pilates para Gestantes

O corpo da mulher passa por muitas mudanças físicas e hormonais que requerem uma certa atenção, principalmente com os cuidados com a saúde, essas mudanças podem gerar desconforto e dores muito forte por todo corpo.

Para evitar as dores e o incômodo, a Aula de pilates para gestantes pode ser uma grande aliada nesta fase. Se você não conhece os benefícios do Pilates para as gestantes, ficará surpreso em saber que ele auxilia no controle do inchaço e das dores nas costas.

Além do equilíbrio corporal, o Pilates auxilia no fortalecimento do assoalho pélvico, uma área importante para o parto, pois o seu fortalecimento ajuda a suportar o peso do bebê na barriga. O Pilates também estabiliza a lombar e diminui as dores fortes na área causadas pelo excesso de peso.

Não apenas neste período o Pilates é eficiente! As técnicas de respiração que são passadas durante as aulas de inspiração lenta e expiração controlada, ajudam a futura mamãe na hora das contrações além de aliviar as dores.

A aula de Pilates para uma gestante requer uma atenção minuciosa do instrutor. Em alguns casos, é preciso realizar muitos ajustes nas aulas para adaptar a gestante, às vezes são criados novos movimentos que se adequam às necessidades da gestante. Nos primeiros três meses de gestação, o corpo da mulher fica muito sensível, então é importante tomar cuidado com qualquer tipo de exercício físico.

Um programa de Pilates para gestante deve ser pensado com base no período de gestação, os três trimestres.

Em cada um desses períodos acontecem mudanças distintas no corpo da nova mamãe que limitam a mulher a alguns exercícios. Todos os exercícios devem contemplar o bem estar da nova mamãe, por isso é importante o fortalecimento da pelve.

Onde encontrar Aula de Pilates?

A SM Care tem a missão de realizar de maneira eficiente as técnicas difundidas por Joseph Pilates na reabilitação e prevenção de doenças no corpo e na mente dos pacientes. A Aula de Pilates é ministrada por profissionais especializados no assunto e que terão todo o cuidado com os limites do seu corpo. A SM Care também possui uma diversidade de especialidades fisioterapêuticas para melhorar ainda mais o seu corpo e sua flexibilidade.

Caso tenha mais de 60 anos e procura uma atividade física que lhe traga benefícios de saúde imensuráveis, a Aula de Pilates é escolha mais adequada para manter o corpo e a mente em constante aprendizado e movimento.

Vai ser mamãe e não quer ficar limitada pelo peso da barriga nas atividades do dia a dia? A aula de Pilates pode fornecer a você toda a resistência que você precisa para suportar os nove meses de desconforto físico devido a barriga está mudando o seu centro de equilíbrio corporal. O Pilates também auxilia no momento do parto com o fortalecimento da área pélvica e os exercícios de respiração. Entre em contato com a SM Care e conheça mais.

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